Dicas da Ortopedia

Prevenção de Quedas

As quedas poderão provocar fraturas/lesões, sendo as mais comuns no colo do fémur e na coluna vertebral devido à osteoporose. O que irá diminuir a capacidade do idoso de se movimentar e realizar as suas atividades diárias, diminuindo a sua qualidade de vida.

Têm também efeitos psicológicos no idoso nomeadamente alteração da autoimagem e da autoconfiança, medo, vergonha, depressão. Para o cuidador a queda terá também impacto trazendo muitas vezes a necessidade de reajuste da dinâmica familiar, encargos adicionais, sobrecarga emocional, física e económica, sentimentos de culpa e desgaste do cuidador.

As quedas representam a principal causa de morte acidental na última etapa da vida, e o motivo mais frequente de ida ao serviço de urgência, justificando internamentos com maior regularidade.

Epidemiologia Quedas

De que forma pode prevenir a queda e quais os fatores de risco que a podem desencadear:

  • Auxiliares de marcha devem ser adaptados e ajustados à altura do utilizador.
  • A pega dos andarilhos, bengalas e canadianas devem estar alinhadas com a anca em que os braços apoiados estão ligeiramente fletidos.
  • Verificar as ponteiras antiderrapantes com frequência e garantir que têm rasto.
  • Sempre que se sente ou levante da cadeira de rodas verificar se a mesma se encontra sempre travada e remova os apoios de pés.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *